Exame

Manometria Esofágica de Alta Resolução

O que é o Exame?

A Manometria de Alta Resolução (MAR) com 24 canais é um exame realizado para mensurar a função motora do esôfago.  Ela permite uma avaliação do esfíncter esofágico e do corpo do esôfago através de sensores ou canais que são distribuídos ao longo de todo órgão.

A MAR permite o diagnóstico preciso de inúmeras doenças relacionadas ao aparelho digestivo. Este exame está substituindo a Manometria convencional, com apenas 8 canais, já que, como a numeração sugere, fornece mais informações para o diagnóstico do paciente.

Exemplo de manometria de alta resolução do esôfago

Conheça um pouco mais

Como é realizado o exame?

A investigação médica é realizada através da passagem de uma sonda pela cavidade nasal do paciente. É necessária a colocação de um anestésico tópico intra-nasal (spray) momentos antes.

Após a passagem da sonda, o paciente é colocado em posição de decúbito e oferecido 10 porções de água para beber.

Quem deve realizar este exame ?

A manometria esofágica permite a investigação de sintomas como disfagia (dificuldade de descer o alimento no esôfago), engasgo, dor torácica (de origem não cardíaca) entre outros e auxiliar no diagnóstico de doenças que podem afetar este órgão (acalasia, espasmo esofagiano distal, Jackhammer entre outros). Pacientes com sintomas sugestivos de doença do refluxo gastro-esofágico (DRGE), como a azia (queimação atrás do peito) e regurgitação (volta de alimento e/ou conteúdo ácido do estômago para o esôfago), onde a queixa de disfagia não é tão clara ao paciente ou relatada pelo mesmo, quando investigados com a manometria do esôfago podemos nos deparar com outro diagnóstico como a acalasia do esôfago (condição na qual o músculo do esfíncter inferior do esôfago não relaxa após a deglutição, impedindo que o alimento ingerido chegue ao estômago, ficando a comida presa dentro do esôfago).

Normalmente há um pouco de incômodo, mas não existe dor, riscos médicos envolvidos ou outros sintomas desagradáveis.

A Manometria Esofágica leva, em média, 15 minutos.

Para que não haja interferência na mensuração dos resultados no esôfago, é necessário manter jejum completo de 6 horas, incluindo água.

As orientações gerais serão fornecidas ao paciente pela nossa equipe pessoalmente ,via email ou whatsapp

Atualmente utilizamos um protocolo chamado Chicago 4.0, publicado recentemente nas principais revistas científicas do mundo. Nele é definindo um fluxograma para classificar os distúrbios motores do esôfago

Para cada caso, um tratamento diferente será aplicado. Essa análise clínica será feita pelo médico com base no resultado do exame e levando em consideração o histórico do paciente.

A Clínica Essential é uma a fazer este exame, seja particular ou via convênio com planos de saúde. Estamos localizados na Rua João Gonçalves Foz 1839.

Para agendar o exame de Manometria Esofágica em Presidente Prudente-SP, é só entrar em contato com a equipe da  por telefone ou WhatsApp.

Fale conosco

Faça-nos uma visita e teremos o prazer em conhecê-lo(a)!